Quase todo mundo adora uma roupa nova. Mudar o look, ousar no visual ou experimentar um estilo diferente pode inclusive tornar o dia mais divertido. E, geralmente, quando compramos uma roupa nova, queremos usá-la no mesmo dia. Mas, o que pouca gente sabe é que muito importante lavar a peça antes do primeiro uso. Durante o processo de fabricação e transporte, resíduos podem entrar em contato com o tecido e causar, inclusive, irritações na pele. Veja algumas dicas de lavagem:
- É fundamental fazer o teste de cor antes de lavar a roupa. Umedeça uma parte dela, coloque um pano branco por cima e passe a peça com ferro. Caso a peça solte tinta, separe-a das outras, pois elas podem ser manchadas durante a lavagem.
- Inicie o processo de lavagem como de costume, separe as roupas por cores: as brancas de um lado e coloridas de outro.
- Separe-as também por tipos de tecidos e, para as mais delicadas, utilize saquinhos protetores. Não se esqueça de ajustar o ciclo de lavagem pelo tipo de tecido, como o ciclo de “roupas delicadas” para esta opção.
- Siga as instruções de uso e dosagem recomendadas pelo fabricante do detergente e amaciante escolhidos para obter os melhores resultados.
- Não despeje os produtos diretamente nas roupas, coloque-os no compartimento da máquina feito para armazená-los. Caso a máquina não possua o dispenser e você optar por um detergente em pó, dissolva-o na água de lavagem antes de mergulhar nas roupas.
- Lembre-se de usar amaciante, pois ele contém ingredientes que ajudam a perfumar e amaciar as fibras dos tecidos. O resultado da sua utilização são roupas mais cheirosas e macias, além da facilidade na hora de passá-las.
- Procure usar a máquina com capacidade máxima para evitar o desperdício de água, e reutilize a água da máquina para outros fins, como lavar áreas externas da casa.
- Seque as roupas na sombra e em local arejado, pois a exposição excessiva ao sol pode colaborar para aquele desbotamento indesejável.
- Não se esqueça de fazer o mesmo procedimento para as peças de cama, mesa e banho, elas também pedem cuidados especiais.
Deixe um comentário