Contas de água, luz, cartão de crédito… Esses e outros gastos podem tirar o sono de muita gente. Organizar o orçamento doméstico é essencial para fugir de problemas financeiros no futuro. A seguir, você confere ações que devem sempre fazer parte de seu dia a dia, para que o vermelho fique bem longe de você!
- Monte uma planilha com o valor de sua renda total. Dessa soma, retire 20% para uma reserva, que poderá ser guardada na poupança. Com o restante, pague as despesas fixas, como aluguel e mensalidade escolar, e as contas que somam juros quando pagas após o vencimento.
- Se empenhe de verdade para gastar menos do que você ganha.
- Corte os gastos supérfluos e evite os desperdícios. Envolva sua família nessa lição de economia!
- Use o cartão de crédito somente se necessário e dentro do limite do seu salário. Não tenha mais do que dois cartões de crédito à mão, para não perder o controle das suas finanças.
- Evite o uso do cheque especial, já que suas taxas são elevadas.
- Se você sonha em comprar algo, faça um planejamento, poupe o valor necessário e compre à vista. Normalmente, os financiamentos embutem juros altos.
- Cuidado com as compras por impulso, que não estão previstas na sua planilha mensal. Melhor consultar seu planejamento antes e, se for o caso, voltar à loja depois.
- Faça a lista das compras e, quando for ao supermercado, compre apenas os itens da lista, evitando as compras desnecessárias, que prejudicam o orçamento.
- Pesquise os preços nos supermercados e faça uma compra mensal dos produtos duráveis. Compre semanalmente somente os perecíveis.
Deixe um comentário