“Brincar é a maneira mais poderosa que a criança tem para explorar o mundo e aprender sobre si mesmo”, disse T. Berry Brazelton, professor de pediatria da Escola de Medicina de Havard. Realmente. Pesquisas mostram que brincadeiras encorajam o pensamento independente e permitem que as crianças negociem seus relacionamentos com os companheiros. Veja a seguir algumas sugestões de atividades para ensinar a seu filho ou mesmo para curtir junto com ele:
- Promova sessões de leitura. É relaxante, prazeroso e o incentivará a amar os livros. Você pode lançar mão de alguns truques como acomodar seu filho no colo, segurando o livro aberto para que ele possa ver bem as ilustrações; ler com calma para que ele observe atentamente cada página; e mudar a entonação de voz, de acordo com o enredo do livro.
- Ensine suas brincadeiras favoritas da infância como esconde-esconde, charadas, amarelinha, queimada, etc.
- Incentive-o a tocar um instrumento e cantar canções de variados ritmos.
- Ajude sua filha a organizar um chá de bonecas e convide as amiguinhas dela para a “festinha”.
- Promova uma operação do tipo “caça ao tesouro”: esconda algo dentro ou fora de casa e ofereça pistas que levem as crianças até o esconderijo. As pistas podem ser visuais, caso as crianças ainda não saibam ler.
Deixe um comentário