Congelamento
No geral, qualquer tipo de massa congela bem e fica perfeita no descongelamento. Resfrie o recheio antes de colocar na massa para assar.
Crua – massas cruas podem ser congeladas e usadas após o descongelamento. Para isso, acondicione em saco plástico, vedando bem para não ressecar.
Semipronta – faça a massa, forre o fundo e os lados da forma e coloque o recheio pronto. Cubra com o restante da massa, embale e congele, sem pincelar. No descongelamento, retire deixe 30 minutos e leve ao forno, pincelando com a gema. Isso é válido para recheios consistentes.
Pronta – totalmente assada, mas não deixe corar demais quando estiver assando para não ressecar ao descongelar. Tortas feitas com massa de pão também congelam bem.
Calcule 200g de torta por pessoa.
Tortas doces – cuidado com recheio a base de maisena. Faça o creme de maisena à base de leite condensado. Se usar frutas no recheio, use frutas já cozidas para não amolecer no descongelamento. Tortas com cobertura de suspiro congelam bem.
Embalagem – as tortas devem ser congeladas em recipientes onde ficam bem protegidas, como caixas plásticas ou embalagens descartáveis de alumínio. Do contrário, podem quebrar.
Para tortas doces existem várias opções de embalagens descartáveis.
Tempo de estocagem
TORTAS SALGADAS |
3 meses |
TORTAS DOCES |
4 meses |
Descongelamento
Devem ser descongeladas ainda embaladas para não ficarem úmidas. Se quiser pode ser levada diretamente ao forno, coberta com papel alumínio, para não ressecar.
Tortas semiprontas podem ser levadas diretamente ao forno, pinceladas com gema de ovo antes de ir ao forno. Cuidado para não deixar o forno muito quente, pois a massa pode dourar muito rápido e o recheio não descongelar.
Deixe um comentário