- Prato
É liso e compacto. Sua cor é amarela e sua massa elástica, semimacia.
Como consumir
Em sanduíches, omeletes ou cortados em cubos como aperitivo, polvilhado com orégano e temperado com algumas gotas de limão.
- Minas frescal
Tipicamente brasileiro, o queijo-de-minas tem algumas variações, podendo ser frescal, do tipo meia cura ou curado. O frescal é mole, macio, muito consumido puro, como na clássica combinação romeu-e-julieta. Já o meia cura e o curado são mais firmes e duros, indicados para o preparo de pães de queijo.
Como consumir
Geralmente puro, acompanhado goiabada, geleia e compotas. Cortado em cubos, pode ser usado em saladas e misturado com frutas.
- Mussarela
É muito consumido no mundo inteiro. Feito com leite de vaca ou de búfala, tem cor amarelo-claro.
Como consumir
Muito usado em pizzas, lasanhas, sanduíches e para gratinar.
- Gruyère
De origem suíça, esse queijo tem sabor forte. Suas principais características são os buracos arredondados e o derretimento rápido.
Como consumir
Excelente para gratinar. Vai bem como recheio de filé de frango frito e em sopas.
- Parmesão
É duro, próprio para ralar. Sua cor vai do amarelo ao alaranjado. Não é um queijo forte e pode ser guardado durante meses na geladeira.
Como consumir
Ralado em molhos, massas, risotos, sopas e saladas.
- Provolone
Feito com leite de vaca ou de búfala. Sua casca é dura e fina. Sua cor é amarelo dourado. Tem formatos e pesos bem variados.
Como consumir
Bom para gratinar e para ser consumido em fondues e à milanesa.
- Gorgonzola
Queijo italiano, cremoso e macio. Possui pontos azuis-esverdeados devido à ação de fungos que não são prejudiciais à saúde. São eles que dão sabor e odor ao queijo.
Como consumir
Ao natural, no preparo de molhos para massas (misturado com creme de leite) e de recheio para tortas.
Deixe um comentário