Retocar ou mudar o tom dos fios em casa tem a principal vantagem de você economizar dinheiro. É claro que muitas mudanças no look só podem ser feitas no salão pelas mãos de profissionais, mas por que não aplicar tinturas ou fazer luzes por conta própria? Veja a seguir dicas que te ajudam a conseguir um melhor resultado e a evitar erros comuns.
Siga, sim, as instruções
Uma das principais falhas que estragam o visual é não levar as instruções a sério, por mais que você esteja acostumada com as suas marcas preferidas. Siga exatamente as indicações de quantidades e de tempo, seja colorante permanente ou tonalizante, porque a diferença para mais ou para menos altera a cor.
Previna-se contra alergias
Para evitar irritações da pele ou do couro cabeludo, teste o produto com antecedência quando possível – o ideal é ter esse costume também no salão pedindo amostras grátis quando indicarem uma novidade que estará disponível também nas lojas. No caso de tinturas e tonalizantes, passe pouca quantidade na mão ou atrás da orelha, espere secar e repita duas vezes. Se não aparecer vermelhidão, coceira ou outra reação é sinal de que você pode usar sem risco.
Olho na quantidade
Para a mistura não acabar no meio do processo, calcule corretamente quantas caixinhas serão necessárias para todo o comprimento dos fios. Para pequenos e médios, uma unidade costuma ser suficiente. Mas tenha de duas a três para os longos, os grossos ou os com muito volume.
Creme e óleo contra as manchas
Toda mulher que usa coloração sabe como é desagradável manchar a pele com a mistura. Para que isso não aconteça, aplique um protetor em todo o contorno do cabelo (inclusive orelhas), que pode ser um creme de rosto ou um óleo de amêndoas.
Proteja-se
Para ter um maior cuidado com o couro cabeludo contra a química da tintura, não lave os fios durante o dia antes de começar o tingimento.
Cabelos secos
A mistura penetra melhor na estrutura das madeixas quando você faz a aplicação “a seco”.
Não aqueça
Outra dica importante é não usar toucas ou qualquer outro acessório que abafe a região – o calor gerado pode interferir na homogeneidade da cor. O ideal é fazer um coque e prender com uma presilha. Se perceber que o produto vai escorrer, cubra as costas e ombros com um plástico ou uma toalha.
Como aplicar
Para um resultado homogêneo fio a fio, divida as madeixas em três partes: uma próxima à nuca, outra no meio da cabeça e a última, no topo. Prendo cada uma delas com presilhas e coloque luvas reutilizáveis próprias para tintura, à venda em perfumarias e outras lojas. Comece aplicando da raiz às pontas, repita na divisão do meio e, por fim, na de cima. Em seguida, massageie todo o couro cabeludo e deixe agir. Entre em seguida no chuveiro, molhe um pouco a cabeça, massageie novamente e enxágue bem.
Hidratação antes e depois
É importante fazer uma hidratação antes e depois. Com dois dias de antecedência e logo depois, faça isso com máscara. É um segredinho para ter o cabelo com cor, saudável e brilhante.
Mantenha a cor
Cuide dos cabelos com a linha própria para cabelos tingidos, que protege a coloração.
Deixe um comentário