- Vinagre de álcool: Obtido pela fermentação do álcool, podendo ser claro ou escuro. Com sabor acentuado, é bem utilizado para conservas e temperos. Também é aproveitado em utilidades domésticas, como higienização de frutas e verduras e limpezas em geral.
- Vinagre de vinho: Feito da fermentação do vinho branco ou tinto. É mais puro, pois carrega os nutrientes do vinho e da uva. Indicado para tempero de saladas, carnes e também dietas, pois é diurético.
- Vinagre balsâmico: É o vinagre de vinho tinto acrescido de extratos de madeira e aroma de frutas ou mel. Bom para temperos agridoces, pois é adocicado.
- Vinagre agrin: Feito do álcool com 10% de vinho branco ou tinto, sendo denominado agrin claro ou escuro. É utilizado para temperos de carnes e saladas.
- Vinagre de maçã: Proveniente da fermentação do suco da fruta. É ouro e mais saudável, pois é menos ácido e preserva todos os nutrientes da fruta. É ótimo para temperar salada, pratos agridoces e molhos de carnes.
- Vinagre aromático ou condimentado: É mais elaborado, pois leva em seu preparo extrato de vegetais e condimentos. Tem sabor marcante e é ideal para temperos fortes, como em carnes e molhos.
- Vinagre de arroz: É feito da fermentação desse cereal. Mais suave e adocicado, é muito utilizado na cozinha oriental.
Deixe um comentário