Há dias em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo: o patrão pega no seu pé, alguém da família adoece, a grana acaba… No meio da correria para dar conta de tudo, bate aquele cansaço, que logo vira estresse. Isso acontece porque o corpo pede socorro, aumentando os níveis do hormônio cortisol no sangue. Mas é possível repor as energias e tocar a vida de forma leve. Como? Basta tomar chá de ervas relaxantes!
Camomila (Matricaria Chamomilla)
Parte usada: flor.
Erva-cidreira (Lippia alba)
Parte usada: folhas.
Erva-doce (Pimpinella anisum)
Parte usada: semente.
Hortelã de horta (Mentha crispa)
Parte usada: folhas.
Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Parte usada: folhas.
Sete-sangrias (Cuphea ingrata)
Parte usada: planta toda.
Alfazema (Lavandula oficcinalis)
Parte usada: flor
Melissa (Melissa oficinalis)
Parte usada: flor.
Maracujá (Passiflora edulis)
Parte usada: folhas.
Anis-estrelado (Illicium verum)
Parte usada: semente e caule.
Jambolão (Syzygium jambolanum)
Parte usada: folhas.
Tília (Tilia cordata)
Parte usada: folhas.
Modo de preparo: ferva uma xícara (chá) de água e despeje nela uma colher (chá) da erva. Tampe por 15 minutos e tome (se possível, sem adoçar).
Consumo: no caso de estresse moderado, beba até três xícaras (chá) ao dia. Se o cansaço for intenso, ingira de quatro a seis xícaras diariamente.
Contra-indicação: mulheres grávidas devem consultar um médico antes de consumir qualquer chá relaxante. Já os hipertensos não podem tomar a bebida feita com as ervas citadas, pois elas possuem substâncias estimulantes
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Parte usada: folhas.
Modo de preparo: adicione uma colher (sobremesa) de alecrim à uma xícara (chá) de água fervente e tampe por dez minutos. Beba uma dose de manhã e a outra à tarde.
Potencialize o efeito:
Misture duas das ervas. Vale colocar uma ou meia medida indicada para cada planta na mesma medida de água. No dia-a-dia, alterne os sabores.
Dispense o açúcar. O produto possui componentes que podem neutralizar o efeito calmante da bebida. Se for inevitável adoçar, use o mínimo possível.
Se a erva for em folha ou galho, pique-a. Se em semente, esmague com uma colher – isso ajuda a extrair melhor as substâncias da planta.
Conteúdo: Revista Viva Mais
Deixe um comentário